Eencontrei um artigo bem legal falando um pouco da antologia Why We Write, onde 20 escritores aclamados compartilham conselhos sobre a profissão e a prática. Jennifer Egan, autora de A Visita Cruel do Tempo, falou no livro sobre três coisas importantes para nos manter escrevendo:

 

  1. Leia no nível em que deseja escrever. A leitura é a alimento que abastece o tipo de escrita que você quer fazer. Se o que realmente ama ler é Y, pode ser difícil você escrever X.
  2. Exercitar-se é uma ótima analogia para escrever. Se você não está acostumado a se exercitar, sente vontade de evitar isso para sempre. Se estiver acostumado, parece desconfortável e estranho quando deixa de fazer. Não importa onde se encontra na sua carreira de escritor, isso também é verdadeiro para a escrita. Até mesmo quinze minutos por dia vai mantê-lo no hábito.
  3. Você só pode escrever regularmente se estiver disposto a escrever coisas ruins. Não se pode escrever com frequência e escrever bem. Deve-se aceitar a escrita ruim como uma maneira de alongar o músculo, um exercício de aquecimento que vai permitir a boa escrita.

por que escrevemos

Consuma mais e mergulhe no tipo de trabalho que deseja produzir, torne os dias em que não escreve algo estranho e desconfortável e permita-se ser ruim. Gostei.

O artigo completo pode ser lido no Brain Pickings.

Inscreva-se na newsletter!
Receba o livro inédito Contos do Limbo, além dos meus contos publicados na Amazon, posts novos e dicas culturais, literárias e outras recomendações semanalmente, direto no seu e-mail. Saiba mais.

Save

Save

Save

Save