Mmúsicas instrumentais fazem parte do meu dia a dia desde a adolescência. Quando comecei a jogar RPGs em videogames, minha vida musical mudou.

Não sou um estudioso de música (toco ukulele e já estudei um pouco de escala, mas nunca a fundo). Apenas sei o que gosto e o que não gosto, então não vou entrar em detalhes sobre qualidade sonora, composições ou outro tipo de papo técnico. Essa é uma lista pessoal e subjetiva.

A maioria das músicas pode ser encontrada no Youtube. Se você gostar e quiser apoiar o artista, mostre seu amor com a carteira e a voz – compre e divulgue para o mundo.

Tabletop Audio

Várias músicas ambiente voltadas para RPG, fantasia e ficção científica. A qualidade é excelente e tem variedade pra diversos temas, como Nave Steampunk, Dragão Dormente e Caverna do Goblin. O site já possui 78 composições, e a lista está sempre crescendo.

Post-rock

Post-rock é uma espécie de rock instrumental, com influências de jazz e música eletrônica. As músicas e bandas são bem variadas e há estilos para todos os tipos de leitura ou tons da cena que estiver escrevendo.

As bandas que mais gosto:

  • Balmorhea
  • Explosions in the Sky
  • God is an Astronaut
  • MONO
  • Dirty Three

Sugiro procurarem por outras no canal World Has Post Rock, meu preferido.

Mixes épicos

Há vários mixes de músicas no Youtube. Esse acima é um dos meus favoritos. São 6 horas com trilhas de filmes, séries e games. Fantástico.

Shadow of the Colossus

Um dos melhores jogos de todos os tempos também tem uma das melhores trilhas. A música de combate contra os colossos é demais. Ótima para ler/escrever cenas de ação e conflito.

Eric E. Hache

Achei essas composições do músico por acaso, procurando por trilhas de RPG. É uma compilação bem calma e LINDA. Acho ótima pra construção de mundos, viagens, etc.

Ludovico Einaudi

Nem sei o que dizer de Einaudi. Provavelmente as músicas que mais ouço ultimamente são deles. O álbum Islands contém as músicas “essenciais” do compositor. Recomendo para qualquer hora do dia, qualquer leitura, qualquer escrita.

Final Fantasy Tactics

Jogo e trilha da minha adolescência. Na verdade, recomendo toda a série Final Fantasy como referência musical. Não tem erro.

Yann Tiersen

Assim como Einaudi, recomendo Tiersen para qualquer momento.

Mozart

É incrível o quanto as músicas de Mozart me relaxam e ajudam minha concentração. Gosto de muitas composições clássicas (e não, quase não sei diferenciar um artista do outro hahaha), mas as do Mozart são as que mais ouço.

Hans Zimmer

Se você não conhece Hans Zimmer, saiba que perdeu [insira sua idade aqui] anos de vida. Sério, o cara é o Midas da música. Tem trilha pra tudo quanto é humor.

Immediate Music

Immediate Music é um grupo que faz músicas para filmes, trailers, teasers e afins. Eles também compilam as músicas e lançam em álbuns. São músicas épicas, a maioria com pegada “medieval”. Ótimo pra ler fantasia, guerras e grandes sagas.

Two Steps From Hell

No mesmo estilo de Immediate Music.

Outras menções nesse estilo:

  • X-Ray Dog
  • Audiomachine
  • Brand X Music
  • Epic Score

O Senhor dos Anéis (compositor: Howard Shore)

Dispensa comentários.

Child of Light

Essa é minha trilha favorita de todos os tempos, sem dúvida, sem comparações. Música linda, poderosa, cheia de emoção. Momentos de batalha, momentos sentimentais, momentos épicos. Obrigatória, assim como o jogo.

Como disse antes, é uma lista bem pessoal. Além desses, tem mais coisa, mas não ia ficar legal fazer uma lista com 500 vídeos. Eu acho.

Eu vivo pelas redes sociais e pelas internets caçando novas trilhas, então quais você costuma ouvir? Compartilhe aí nos comentários pra eu aumentar o repertório!