Qquando abro o arquivo para escrever alguma coisa, minha cabeça dispara – penso em editar outro manuscrito, nos livros que tenho pra ler, na caixa de entrada do e-mail, no presente da minha namorada que ainda não comprei. Por falar nisso, vou entrar na Amazon rapidinho pra procurar alguma coisa. Vou aproveitar e dar uma olhada nos feeds dos meus podcasts. Será que algum canal que sigo postou vídeo novo? Quais as promoções da Steam? Vou dar uma olhadinha no Twitter. Facebook. Whatsapp.

Quarenta minutos depois, volto para o arquivo em branco.

Não consigo me concentrar por muito tempo quando todo um mundo de distrações está ao alcance de um Alt + Tab. Então uso alguns truques para tentar manter o foco e não pensar no próximo episódio de Homeland.

concentração, distração, distraída, escrever, escrevendo

1) Efeitos sonoros

Pegue seu fone de ouvido favorito e coloque alguns efeitos sonoros que te agradem. O tipo de som é bastante pessoal.

Alguns que eu uso:

  • Rainymood – é só deixar a página aberta pra escutar sons de chuva.
  • Tabletop – músicas ambientes com diversos temas, como Cidade Medieval, Ascensão dos Antigos e Ruínas de Gelo.
  • Ambient Mixer – efeitos sonoros com temas, como Fogueira, Chuva Escocesa e Tempestade Perfeita. É possível criar as próprias combinações.

2) Batidas binaurais

São efeitos sonoros que modificam as ondas cerebrais de acordo com a frequência utilizada. Algumas induzem ao sono, outras aumentam a concentração e por aí vai. Dizem que determinadas frequências estimulam a criatividade, melhoram o sistema imunológico, desenvolvem a inteligência e outras bênçãos. Nada é comprovado cientificamente. O que eu sei é que gosto de usar para me concentrar escrevendo. Isso eu posso dizer que funciona.

Devem ser usadas com fone de ouvido estéreo. Cada lado do ouvido recebe uma onda com diferentes hertz.

As que uso:

3)  Músicas instrumentais

Música clássica, trilha sonora de filmes ou jogos, violoncelo, piano, tanto faz – o importante é que a música não distraia. Ela tem que ficar no fundo. Alta o bastante para nos lembrarmos de escrever, mas baixa o suficiente para não incomodar.

As que mais gosto:

instrumental, música, concentração, escrever, distração

4) Tampe os ouvidos

Se qualquer tipo de barulho te incomoda, uma solução pode ser bloquear os ruídos. Protetores de espuma são baratinhos e funcionam bem. Qualquer farmácia vende.

5) Cronometre enquanto estiver escrevendo

Manter um cronômetro à vista pode servir como lembrete para manter o foco na escrita. Use o celular, um timer de cozinha ou um cronômetro online.

6) Medite

Meditar me ajuda a ganhar um pouco mais de concentração. O hábito da meditação é a chave. Cinco minutos todos os dias é melhor que duas horas uma vez na semana. Um app que eu gosto é a Calm.

Isso é o que funciona pra mim. No fim das contas, também vale lembrar: relaxe. Acontece. Todos nos distraímos um pouco. Faz parte da natureza do escritor. Temos déficit de atenção e queremos fazer tudo ao mesmo tempo. Assobiar e chupar cana. As pessoas ainda chupam cana? Nunca ouço ninguém falando “nossa, que cana gostosa essa que eu chupei hoje”. Tem conotação meio sexual. “Chupando Cana” podia ser o nome de um romance erótico sobre uma detetive ninfomaníaca. A sequência seria “Entrando Em Uma Cana Maior Ainda”.

Do que eu tava falando mesmo?