Rresuminho dos 5 livros que li em maio de 2015. Só 5 porque… The Witcher 3 está tomando conta da minha vida.

claymore mangá

Claymore, por Norihiro Yagi

Um dos meus mangás favoritos (com uma péssima adaptação para anime). Dark fantasy em grande estilo — mulheres guerreiras, muita porrada, suspense e surpresas. A história começa bem linear e simples, depois vai se expandindo até você achar que vai se perder no meio das pontas soltas, e então tudo começa a se encaixar. Plot twists em momentos certos e um final surpreendente. Gosto muito da série mesmo quebrando as supostas regras da ficção — há diversos diálogos expositórios, flashbacks, pouco worldbuilding, longas sequências de lutas… Mas funciona.

capa_alameda_grandeAlameda dos Pesadelos, por Karen Alvares

A Karen é uma autora talentosa é simpática que já escreveu aqui no blogAlameda é um ótimo título de fantasia, com elementos de suspense, mistério, paranormal e um pouquinho de horror. A escrita é muito fluida — só percebemos o quanto já devoramos depois de horas. História, enredo e narrativa excelentes.

Wonderbook-large

Wonderbook, por Jeff VanderMeer

Guia ilustrado que ensina os principais conceitos de ficção, do básico ao avançado, com foco em fantasia. As imagens são incríveis, e não só pela forma, mas pelo conteúdo. Lindos desenhos cheios de informação útil, que facilitam a absorção do material. Contém artigos de Neil Gaiman, George R.R. Martin, Ursula K. Le Guin e outros escritores famosos. Recomendo para quem quiser se aprofundar mais nas técnicas de escrita e para quem estiver começando.

northlanders, vikings, brian wood

Northlanders, por Brian Wood

Quadrinhos com várias histórias de vikings. Um tema constante é a batalha entre paganismo e cristianismo. Alguns arcos são ótimos, outros, nem tanto. Uma coincidência: como na série Vikings, uma edição introduziu magia do nada, e me deixou meio desanimado pra continuar. Mesmo assim li até o final, e não me arrependi. Há um arco que conta a história das várias gerações de um clã, e foi incrível. O arco da Viúva do Inverno foi o meu preferido — uma peste está arrasando vários vilarejos e dizimando a população. Entre os mortos está o marido de Hilda. Agora, a viúva deve arrumar meios do proteger a filha, arrumar comida e sobreviver ao inverno mortal, em meio a um extremo patriarcado.

indie author power pack

Indie Author Power Pack, por vários autores

Um pacote com três livros voltados para autores independentes: Write. Publish. Repeat, por Sean Platt & Johnny B. Truant, Let’s Get Digital, por David Gaughran, e How to Market a Book, por Joanna Penn. No geral, é um ótimo conjunto para quem deseja seguir esse caminho. Instruções de como publicar digitalmente, divulgar seu livro, montar uma plataforma, dicas de pré e pós publicação, etc. Muitas estratégias para ter sucesso a curto e longo prazo como escritor indie.