Ppara começar bem 2015, achei alguns vídeos do TED voltados para escritores. São bem curtos e cheios de ilustrações lindas. Melhor ainda: todos têm legenda!

Como escrever mundos ficcionais – Kate Messner

É mais um resumo das partes óbvias de worldbuilding, mas os desenhos são incríveis e vale a pena relembrar os conceitos. “Como esse mundo molda as pessoas que vivem nele e que tipo de conflito é provável que surja?”

O poder das palavras simples – Terin Izil

O objetivo não é pedir para pessoas com vocabulário extenso se rebaixarem e esquecer todas as belas palavras que aprenderam. Acho que a lição aqui é: conheça seu público. Saiba quando usar linguagem florida e rebuscada e quando ser simples. E linguagem complexa não dá o direito de atrapalhar a experiência do leitor — as palavras escolhidas por Shakespeare são criativas, mas não têm a intenção de confundir. Vá direto ao ponto. “A variedade pode ser o tempero da vida, mas a brevidade é o seu ganha-pão”.

De que é feito um herói? – Matthew Winkler

O que Harry Potter, Katniss e Frodo têm em comum? Passo a passo da Jornada do Herói, de Joseph Campbell, e ainda mostra como o arquétipo se transpõe para nossa vida diária. A animação enriquece o vídeo. “Ouça seu chamado para a aventura. Aceite o desafio. Vença seu medo e reivindique o tesouro que busca. E então faça tudo novamente”.

E aí, curtiu? Se souber de mais algum, deixa aí nos comentários!